sábado, 17 de abril de 2010

Internet 2G da Embratel no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx

Já a quase 2 anos uso a internet 2G da Embratel com o celular Nokia 2115 e cabo USB CA-42, na época escrevi um post sobre como usar este aparelho no Linux: novo serviço de internet da embratel no Linux.

Agora, com a proximidade do Lançamento de mais um Ubuntu, o 10.04, faço esta revisão no post, mostrando como conectar o Livre no Lucid.

Uma observação: tenho usado este mesmo método com sucesso desde a versão 8.10 do Ubuntu.

O método é simples, basta criar um novo tipo de conexão;

Cliquem com o botão direito do mouse no ícone da rede




Observem que o dispositivo foi reconhecido




 
Notem as opções conectar automaticamente e disponível para todos os usuários


Deixem todas as opções de compactação desabilitadas

Depois é só aplicar.


A conexão já estará presente como opção no ícone de rede e pronta para uso. É só isto mesmo. 
Aproveitem os 150 Kbps de conexão que às vezes chega quase a 100 :-)

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Francisco, sou usuário do Livre da Embratel (nokia 1508i) há 1 ano e e não tenho muitos conhecimentos sobre o linux (Instalei o Ubuntu 10.04 para testar) mas gostaria muito de não depender do Windows para conectar à internet. Após ler vários artigos, inclusive os seus dois, sobre como conectar a internet no linux com o nokia 1508i ainda não consegui. Pelo que percebi, o grande problema é fazer o ubuntu reconhecer o nokia 1508i. Quando insiro o modem na porta usb o ubuntu não reconhece nada. Ficarei muito grato por sua ajuda para resolver esse problema. Encontrei até um artigo mais antigo (http://cazeloto.wordpress.com/category/uncategorized/) em que o usuário conseguiu um suporte para linux mas ao tentar esse procedimento também não obtive sucesso. Além desse, encontrei um mais recente onde uma usuária do Linux Insigne 5.5 conseguiu através de um programa que há no próprio repositório do Insigne (http://www.vivaolinux.com.br/dica/Internet-Giro-da-Embratel/) Seria bom se a comunidade do ubuntu seguisse esse exemplo né. Já tentei também o SMARTCONNECT3G (http://smartconnect3g.wordpress.com/). Agradeço muito sua ajuda,

Abraço,

Mardônio Barbosa

Unknown disse...

Olá Mardônio
no meu primeiro post sobre o uso da internet da embratel (http://linuxnomicro.blogspot.com/2008/07/novo-servio-de-internet-da-embratel-no.html) cheguei a fazer vários testes junto com um usuário de um nokia 1508i e realmente o Ubuntu não reconheceu o modem.
Você já tentou no fórum do Insigne, para ver ser alguém tem o driver para ser compilado. Já fiz algumas compilações de drivers no passado, quando usava net discada e não é difícil.
De qualquer forma, vou dar uma pesquisada para ver se acho o driver que o pessoal do Insigne está usando.
Abraços.