segunda-feira, 18 de março de 2013

AndroPhp - PHP e Mysql no Android

Já faz algum tempo que procuro uma ferramenta que permita o desenvolvimento de aplicativos PHP no Android. Inicialmente tentei o projeto PhpForAndroid que usa  o Sl4a como base, mas não obtive sucesso no meu Tablet. Alias, consegui rodar via Sl4a Python, Lua e  BeanShell. O único que falhou foi o PHP.
Bom, esta semana fui surpreendido com um app relativamente novo, o AndroPHP.
Até o momento não consegui mais informações sobre o projeto, mas já nos primeiros testes ele me agradou.
O AndroPHP atual, versão 1.2.0, vem com PHP 5.4.8, servidor lighttpd 1.4.29 - AndroPHP 1.2.0, mysql - 5.1.62 e sqlite 3.7.7.1. O diretório padrão para os projetos é /mount/sdcard/www,  então a primeira coisa que fiz, após a instalação, foi criar este diretório e deixar um pequeno helloword nele. Após iniciar o aplicativo, acessei http://localhos:8080 e além do meu pequeno script estava presente também o tradicional phpinfo. Ambos funcionando.
Meu primeiro teste maior foi carregar e configurar o CakePHP nele. Baixei e descompactei a última versão do CakePHP em /mount/sdcard/www. Além das configurações de praxe do Cake, tive que habilitar o uso do Cake sem o modo rewrite, que não está ativo no AndroPHP,  na documentação do CakePHP há as instruções necessárias para isto.

E aí está, o CakePHP funcionando dentro de um tablet com Android.

9 comentários:

Fred Keyster disse...

Baixei ele no meu Tablet, porém não estou conseguindo colocar ele pra rodar. Tem que configurar algo em especial após a instalação ?

Abraço!

Unknown disse...

Olá Fred, no meu tablet, a única configuração que fiz foi criar uma pasta para servir de raiz para o servidor web e indicar esta pasta no AndroPHP. Além disto, não precisei configurar nada.

Clayton disse...

Olá.A sua dica me ajudou muito. É uma pena que ele tenha que ser ligado toda vez que liga o aparelho. Se não fosse isso seria perfeito.

Unknown disse...

Concordo com você. Para ser usado como ambiente de teste, está de bom tamanho. Como servidor, realmente fica faltando a inicialização automática.

Heric disse...

Boa noite, já estou usando a um tempo a plicação do AndroPHP para rodar umas aplicações para ambiente de teste. Ma hoje exatamente agora conseguir entrar nas configurações do php.ini,tive que rotear o meu androi depois baixar o servidor _ssh para pode logar e ter acesso as pasta da plataforma android que roda em linux o problema que enfrento hoje é preciso colocar Off no display erro do arquivo php.ini mas toda vez que ligo a plicação ou desligo ele resta a mudança que eu fiz.. Caso alguém tenha alguma dica fico no aguardo.

Unknown disse...

Olá Heric, não seria mais interessante passar esta alteração na aplicação e não no php, assim você não precisaria alterar o sistema e ainda teria um controle para ativar ou desativar o display erro de uma forma rápida.
No cakephp, por exemplo, usamos uma variável que ativa ou desativa a exibição de erros.e mensagens do php.
O que você acha?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Passei por isso a algum tempo, e modifiquei/criei uma versão personalizada do AndroPHP.

Como não sei muito sobre o projeto, tomei a liberdade de chama-lo de AndroPHP 1.21

Chama lá, que te envio.
levymac@bol.com.br

Anônimo disse...

Instalei o Andro, mas, não estar ativando em celular o que fazer?