segunda-feira, 12 de maio de 2008

Instalando o Ubuntu 8.04

Para instalar o Ubuntu, como qualquer outro sistema operacional, o setup da máquina deve estar configurado para dar boot pelo drive de CD-ROM ou DVD, conforme o caso. Se o seu micro não está configurado para dar boot pelo CD e você não sabe como fazê-lo, dê uma olhada no link abaixo:
http://informatizado.wordpress.com/2007/04/29/configuracao-do-cmos-setup-parte-i/

Quando iniciamos o CD do Ubuntu, a primeira tela que vemos é a abaixo.
Geralmente só precisamos escolher o idioma e teclar enter. No caso do sistema não iniciar por alguma incompatibilidade de hardware, o melhor local para fazer uma pesquisa e verificar se alguém teve um problema semelhante é no Fórum do Ubuntu, há uma grande possibilidade de você encontrar a solução de seu problema lá.

ATENÇÃO: No Ubuntu 8.04 necessita-se de 384MB de memória ram para a opção testar o sistema e 256MB para opção instalar o sistema.'


Se o boot ocorrer sem problemas, somos recebidos com uma tela como a abaixo; podemos testar o Ubuntu à vontade com ele rodando pelo CD, na hora que decidirmos instalá-lo é só clicar no ícone Instalar o sistema no computador e o programa de instalação é iniciado. São apenas 7 passos.


1º Passo: Escolher o idioma do sistema, se iniciamos o Ubuntu em Português, ele já estará pré-selecionado.


2º Passo: Localidade e fuso horário.


3º Passo: Layout do teclado. Se seu teclado é padrão ABNT, é só escolher Brazil - Brazil.
Aproveite a caixa que há para testar o funcionamento das teclas, em caso de dúvida.


4º Passo: Normalmente o mais delicado, escolher o método de particionamento. Aqui cabe algumas ressalvas:

1. Se você já possui outro sistema operacional (Windows ou Linux) ocupando toda a hd, provavelmente você vai optar pelo método guiado e diminuir o tamanho da partição do outro SO, embora isto não costume produzir erros, é sempre melhor e mais seguro ter Backup dos dados que estão na partição que será alterada.
Outra observação: o Gparted que é o programa responsável por diminuir ou criar novas partições, tem como padrão não mexer em partições desfragmentadas, se você receber um aviso sobre isto, cancele a instalação e corrija isto no seu Sistema Operacional e depois tente novamente.

2.Se sua hd está vazia, é só escolher o método assistido e usar o disco inteiro.
ATENÇÃO: Neste método o instalador vai apagar qualquer dado que você tiver na hd escolhida.

3. Se você já possui uma partição disponível para a instalação do Ubuntu, você deve escolher o método manual.


No caso deste exemplo, como tenho uma partição que será utilizada para instalação do sistema, vou mostrar o método manual.


Na próxima tela são mostradas as partições que possuo, no caso vou instalar o sistema na primeira partição da minha hd sda (partição sda1). É só clicar na partição e ir em editar.


Na janela de edição da partição, escolho o sistema de arquivos (ext3), formatar a partição e como ponto de montagem a raiz do sistema, o / como mostrado na figura abaixo.

Clicando em OK, voltamos a tela anterior e vamos em AVANÇAR.

5° Passo: Criar o usuário padrão para acesso ao sistema.


6° Passo: Migrar documentos e contigurações. Se você já possui outro sistema na máquina, pode migrar dados de seu usuário para o que está sendo criado.


7° Passo: Informações de como vai ser a instação e instalação em si.


Neste momento você pode ainda alterar onde o gerenciador de boot será instalado. A opção padrão é instalar o Grub, gerenciador de boot, na MBR, 1º setor de sua hd. Se você já usa outro gerenciador de boot, tem a opção de instalar o Grub no 1º setor da partição onde será instalado o sistema e não na MBR. Para fazer isto clique em Avançado...

Na janela que se abre, escolha onde instalar o gerenciador do boot.


Após o OK e clicar em instalar na tela anterior, começa a cópia e configurações do Ubuntu.

Ao final é só reiniciar o micro e estaremos com o Ubuntu 8.04 instalado em nossa máquina.

Para saber mais...

Wiki Ubuntu - como instalar o Ubuntu:
http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio/LinuxIniciando/ExperimenteLinux

Ubuntu Brasil
http://www.ubuntubrasil.org/

Ubuntu - requerimentos do sistema
https://help.ubuntu.com/community/Installation/SystemRequirements

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Francisco, no meu caso, o passo 6 e 7 não apareceu e já foi direto para a instalação. De qualquer forma, o Grub foi instalado corretamente. Obrigado pelas dicas. Agora posso começar a usar o Ubuntu.
Cassio

Anônimo disse...

No meu caso,na hora de particionar,as particôes do sistema operacional que eu já possuo(Windows Vista)aparecem como unknow(desconhecido)!É normal?

Unknown disse...

Olá, eu ainda não tive a oportunidade de instalar um Linux num computador com Vista. Até onde eu sei, o sistema de arquivos do Vista é NTFS, então não de veria aparecer com desconhecido, mas acho melhor, no caso de sua dúvida postá-la no fórum do Ubuntu. Alguém que já instalou o Ubuntu num micro com Vista pode te ajudar, o pessoal lá é bem bacana.
http://ubuntuforum-br.org/