terça-feira, 17 de maio de 2011

Utilizando modem Olivetti Olicard 155 no Ubuntu

Contratei nesta semana um plano 3G da Tim que veio com um modem Olivetti Olicard 155. Meu objetivo era usá-lo no Ubuntu 10.04, depois de algumas pesquisas no Google e graças ao usb_modeswitch de Josué Dietze o modem está funcionando muito bem, só preciso plugá-lo e alguns segundos depois estou navegando.

Como a maioria dos modens 3G's atuais, ao ser conectado no micro, uma partição é aberta com os drives para instalação em Windows ou Mac; em alguns casos ao ejetar a partição aberta, o sistema já reconhece a presença do modem usb e a conexão fica disponível; este não é o caso do Olicard.

Consultando através do comando lsusb

$ lsusb
Bus 004 Device 002: ID 0b3c:f000 Olivetti Techcenter 

Vi que o resultado era o mesmo do Olicard 145, então segui as instruções do tópico installazione chiavetta olicard 145 do fórum italiano do Ubuntu.

Resumindo os passos que utilizei:

Instalei o usb-modeswitch-1.1.7.tar.bz2 e o usb-modeswitch-data direto do site do desenvolvedor, já que os pacotes deb's disponíveis para o Ubuntu 10.04 não suportam o Olicard.
A instalação foi simples, como já tenho instalado o pacote build-essential instalado, o procedimento foi simples, descompactei cada um dos arquivos, entrei nas pastas criadas e fiz a instalação em cada uma delas:

$ sudo make install

Ao conectar novamente o modem, o usb-modeswich já estava trabalhando. Não apareceu mais a partição e o resultado do lsusb foi:

$ lsusb
Bus 004 Device 002: ID 0b3c:c004 Olivetti Techcenter

O modem já estava ativo. O problema é que mesmo assim não foi reconhecido pelo NetworkManager, seguindo o restante do tutorial criei o seguinte arquivo:

$ sudo gedit /etc/udev/rules.d/14-olicardmodules.rules

e copiei o texto abaixo:

SYSFS{idVendor}=="0b3c",SYSFS{idProduct}=="c004",RUN+="/sbin/modprobe usbserial vendor=0x0b3c product=0xc004"
KERNEL==”ttyUSB[23]“,ACTION==”add”,SYSFS{idVendor}==”0b3c”,SYSFS{idProduct}==”c004″,RUN+=”/bin/sleep 2″

Depois de salvo, foi só reconectar o modem e abrir novamente o NetworkManager e o modem já estava lá, prontinho para ser criado uma nova conexão.

No Ubuntu 11.04, o usb_modeswitch já vem instalado por padrão, só foi necessário acrescentar a regra acima no udev.

12 comentários:

CAD-LU disse...

segui o que foi dito, mas o modem não acha a porta. depois de desmontado ele vira, algumas vezes aparecem 5 portas mas nenhuma funciona.
obrigado,
erasmo

Unknown disse...

Olá Erasmo.
Qual versão do Ubuntu você está usando?

erasmo disse...

no note esta o mint 9(tudo atualizado, network, kernel), eu consigo que depois de desmontar ele fica com usb correto, mas não cria as portas, quando cria não tem saída.
em outro note ele é visto normal, mas não cria as portas, este é mint 11

erasmo

Unknown disse...

Bom, se no mint 11, o modem não está abrindo como disco, é sinal que o usb_modeswitch está trabalhando. Então, acredito que o fato de não conectar seja alguma diferença entre o seu modem e o que estou usando.

Observe o ID 0b3c:c004 no lsusb que postei. Veja que a regra que foi criada no udev utiliza esta informação.

Se o seu modem tiver alguma variação, altere a regra do udev.
No Post em italiano onde encontrei a regra, faziam referência um olicard de ID 0b3c:c003 e não 0b3c:c004.
Veja se não é o seu caso.

Fiz um teste no Ubuntu 10.04, que equivale ao seu Mint 9, rodando pelo CD, e acrescentando a regra do udev, o modem funcionou mesmo sem o usb_modeswitch. Alguns segundos depois que ejetei o disco que apareceu ao conectar o modem no computador, a conexão já estava disponível.

Unknown disse...

Ah! Mais um ponto.
Nesta semana testei o Mandriva 2011 e o Ubuntu 11.10 beta 1 e em ambos o Olicard funcionou sem necessidade de alterações no udev.

Henrique Mota disse...

Eu gostaria de contribuir ... 6 meses sofrendo com esse modem e conexão da tim.

eu uso ubuntu 10.04 x86.

não precisei compilar, instalar nada, s.o. atualizado já reconheceu e deu como ativo. Mas como foi dito, não aparece no networkmanager.

Desse tutorial só precisei adicionar a regra (rule) para referida pasta!

Reinicie o sistema...

Sistema em pé, modem plugado, é só ejetar a mídia (cd - Olicard155) ele já sera reconhecido pelo networkmanager.

Agora que vem o problema rs ... passei uma madrugada inteira no troubleshooting! Testes realizados com a TIM...

Por padrão o Ubuntu já adiciona a nova conexão, mas nem por isso, certos parâmetros estarão certos!

"Nome da conexão:"
em vez de TIM PADRÃO ; mude para TIM CONNECT FAST.

Nome de usuario e Senha:
não precisa ser alterado. tim tim respectivamente.

APN:
em vez de tim.br ; mude para timbrasil.br

Autenticação - métodos permitidos
deixe HABILITADO apenas autenticação CHAP!

Configurações IPv4 - método:
AUTOMÁTICO (PPP)

Com essas configurações tive uma maior "conexão estabelecida" e em rede HSPA ou UMTS (WCDMA), em vez de na rede GPRS ou EDGE muito mais lenta.

Espero ter ajudado...

Abraços!

Unknown disse...

Henrique, obrigado pelo comentário. Eu não ando nada satisfeito com o serviço da TIM. A velocidade da conexão é muito instável, dependendo da hora do dia fica quase impossível fazer qualquer coisa.
Assim que conseguir algo melhor, deixo de lado este modem. Até... FranciscoLima

Ana disse...

Olá a todos!

Olha consegui fazer este modem funcionar no Ubuntu 10.04 com as ducas do Henrique Mota!
Valeu

Mirim

marcelo disse...

Tô tendo o mesmo problema que voce,instalei o ubuntu 11.10 num netbook e tô com o modem olivetti 155,li seu post baixei os 2 programinhas,mas não sei como instalar,tenho pouco conhecimento no ubuntu,se puder me dá um passo a passo eu agradeço.

Unknown disse...

Oi Marecelo, o Ubuntu 11.10 já tem o usb-modeswitch instalado e configurado. Se depois de 1 minuto o modem não aparecer no aplicativo de rede da barra de tarefa, crie o arquivo /etc/udev/rules.d/14-olicardmodules.rules que ele funciona.
Prefira o arquivo do link http://linuxnomicro.blogspot.com.br/2012/03/modem-olivetti-olicard-155-no-ubuntu.html ele é mais novo.
Se de qualquer forma não funcionar, rode o comando lsusb no terminal com o modem conectado e me passe. De repente o id device de seu modem é diferente.

Unknown disse...

achei que funcionou a regra para o olicard 155, no ubuntu 11.10 eno 12.04. De fato o ubuntu reconhece o modem, mas demora. Este modem não parece combinar com o linux.
depois de 2 meses com o olicard, encontrei a solução definitiva para o problema: Comprei um modem da huawei, que o suporte do fabricante é muito bom. o modelo e303 é excelente, o modele e173 tb...... achei essa a melhor solução. gastei um pouco, mas ficou bom!

Unknown disse...

Olá Marcelo.
Meu Olicard também aposentou. Instalei uma internet via rádio aqui em casa. A instabilidade de conexão da TIM já estava se tornando insuportável. Ter uma internet que só funciona de madrugada e no início da manhã, não tem condição.