Contratei nesta semana um plano 3G da Tim que veio com um modem Olivetti Olicard 155. Meu objetivo era usá-lo no Ubuntu 10.04, depois de algumas pesquisas no Google e graças ao usb_modeswitch de Josué Dietze o modem está funcionando muito bem, só preciso plugá-lo e alguns segundos depois estou navegando.
Como a maioria dos modens 3G's atuais, ao ser conectado no micro, uma partição é aberta com os drives para instalação em Windows ou Mac; em alguns casos ao ejetar a partição aberta, o sistema já reconhece a presença do modem usb e a conexão fica disponível; este não é o caso do Olicard.
Consultando através do comando lsusb
$ lsusb
Bus 004 Device 002: ID 0b3c:f000 Olivetti Techcenter
Vi que o resultado era o mesmo do Olicard 145, então segui as instruções do tópico installazione chiavetta olicard 145 do fórum italiano do Ubuntu.
Resumindo os passos que utilizei:
Instalei o usb-modeswitch-1.1.7.tar.bz2 e o usb-modeswitch-data direto do site do desenvolvedor, já que os pacotes deb's disponíveis para o Ubuntu 10.04 não suportam o Olicard.
A instalação foi simples, como já tenho instalado o pacote build-essential instalado, o procedimento foi simples, descompactei cada um dos arquivos, entrei nas pastas criadas e fiz a instalação em cada uma delas:
$ sudo make install
Ao conectar novamente o modem, o usb-modeswich já estava trabalhando. Não apareceu mais a partição e o resultado do lsusb foi:
$ lsusb
Bus 004 Device 002: ID 0b3c:c004 Olivetti Techcenter
O modem já estava ativo. O problema é que mesmo assim não foi reconhecido pelo NetworkManager, seguindo o restante do tutorial criei o seguinte arquivo:
$ sudo gedit /etc/udev/rules.d/14-olicardmodules.rules
e copiei o texto abaixo:
SYSFS{idVendor}=="0b3c",SYSFS{idProduct}=="c004",RUN+="/sbin/modprobe usbserial vendor=0x0b3c product=0xc004"
KERNEL==”ttyUSB[23]“,ACTION==”add”,SYSFS{idVendor}==”0b3c”,SYSFS{idProduct}==”c004″,RUN+=”/bin/sleep 2″
Depois de salvo, foi só reconectar o modem e abrir novamente o NetworkManager e o modem já estava lá, prontinho para ser criado uma nova conexão.
No Ubuntu 11.04, o usb_modeswitch já vem instalado por padrão, só foi necessário acrescentar a regra acima no udev.
12 comentários:
segui o que foi dito, mas o modem não acha a porta. depois de desmontado ele vira, algumas vezes aparecem 5 portas mas nenhuma funciona.
obrigado,
erasmo
Olá Erasmo.
Qual versão do Ubuntu você está usando?
no note esta o mint 9(tudo atualizado, network, kernel), eu consigo que depois de desmontar ele fica com usb correto, mas não cria as portas, quando cria não tem saída.
em outro note ele é visto normal, mas não cria as portas, este é mint 11
erasmo
Bom, se no mint 11, o modem não está abrindo como disco, é sinal que o usb_modeswitch está trabalhando. Então, acredito que o fato de não conectar seja alguma diferença entre o seu modem e o que estou usando.
Observe o ID 0b3c:c004 no lsusb que postei. Veja que a regra que foi criada no udev utiliza esta informação.
Se o seu modem tiver alguma variação, altere a regra do udev.
No Post em italiano onde encontrei a regra, faziam referência um olicard de ID 0b3c:c003 e não 0b3c:c004.
Veja se não é o seu caso.
Fiz um teste no Ubuntu 10.04, que equivale ao seu Mint 9, rodando pelo CD, e acrescentando a regra do udev, o modem funcionou mesmo sem o usb_modeswitch. Alguns segundos depois que ejetei o disco que apareceu ao conectar o modem no computador, a conexão já estava disponível.
Ah! Mais um ponto.
Nesta semana testei o Mandriva 2011 e o Ubuntu 11.10 beta 1 e em ambos o Olicard funcionou sem necessidade de alterações no udev.
Eu gostaria de contribuir ... 6 meses sofrendo com esse modem e conexão da tim.
eu uso ubuntu 10.04 x86.
não precisei compilar, instalar nada, s.o. atualizado já reconheceu e deu como ativo. Mas como foi dito, não aparece no networkmanager.
Desse tutorial só precisei adicionar a regra (rule) para referida pasta!
Reinicie o sistema...
Sistema em pé, modem plugado, é só ejetar a mídia (cd - Olicard155) ele já sera reconhecido pelo networkmanager.
Agora que vem o problema rs ... passei uma madrugada inteira no troubleshooting! Testes realizados com a TIM...
Por padrão o Ubuntu já adiciona a nova conexão, mas nem por isso, certos parâmetros estarão certos!
"Nome da conexão:"
em vez de TIM PADRÃO ; mude para TIM CONNECT FAST.
Nome de usuario e Senha:
não precisa ser alterado. tim tim respectivamente.
APN:
em vez de tim.br ; mude para timbrasil.br
Autenticação - métodos permitidos
deixe HABILITADO apenas autenticação CHAP!
Configurações IPv4 - método:
AUTOMÁTICO (PPP)
Com essas configurações tive uma maior "conexão estabelecida" e em rede HSPA ou UMTS (WCDMA), em vez de na rede GPRS ou EDGE muito mais lenta.
Espero ter ajudado...
Abraços!
Henrique, obrigado pelo comentário. Eu não ando nada satisfeito com o serviço da TIM. A velocidade da conexão é muito instável, dependendo da hora do dia fica quase impossível fazer qualquer coisa.
Assim que conseguir algo melhor, deixo de lado este modem. Até... FranciscoLima
Olá a todos!
Olha consegui fazer este modem funcionar no Ubuntu 10.04 com as ducas do Henrique Mota!
Valeu
Mirim
Tô tendo o mesmo problema que voce,instalei o ubuntu 11.10 num netbook e tô com o modem olivetti 155,li seu post baixei os 2 programinhas,mas não sei como instalar,tenho pouco conhecimento no ubuntu,se puder me dá um passo a passo eu agradeço.
Oi Marecelo, o Ubuntu 11.10 já tem o usb-modeswitch instalado e configurado. Se depois de 1 minuto o modem não aparecer no aplicativo de rede da barra de tarefa, crie o arquivo /etc/udev/rules.d/14-olicardmodules.rules que ele funciona.
Prefira o arquivo do link http://linuxnomicro.blogspot.com.br/2012/03/modem-olivetti-olicard-155-no-ubuntu.html ele é mais novo.
Se de qualquer forma não funcionar, rode o comando lsusb no terminal com o modem conectado e me passe. De repente o id device de seu modem é diferente.
achei que funcionou a regra para o olicard 155, no ubuntu 11.10 eno 12.04. De fato o ubuntu reconhece o modem, mas demora. Este modem não parece combinar com o linux.
depois de 2 meses com o olicard, encontrei a solução definitiva para o problema: Comprei um modem da huawei, que o suporte do fabricante é muito bom. o modelo e303 é excelente, o modele e173 tb...... achei essa a melhor solução. gastei um pouco, mas ficou bom!
Olá Marcelo.
Meu Olicard também aposentou. Instalei uma internet via rádio aqui em casa. A instabilidade de conexão da TIM já estava se tornando insuportável. Ter uma internet que só funciona de madrugada e no início da manhã, não tem condição.
Postar um comentário